Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Alpha Notícias: ZF fortalece seu negócio de software automotivo




Empresa adquire participação na Apex.AI

A ZF fortaleceu seu negócio de software automotivo ao adquirir uma participação de 5% na empresa de software Apex.AI. Além do apoio financeiro, a ZF também desenvolverá soluções de software baseadas no sistema meta-operacional Apex.OS.

“Com base no Apex.OS, podemos oferecer aos nossos clientes uma opção adicional de ZF Middleware”, disse Nico Hartmann, Head do ZF Global Software Center. “Esta solução é certificada pelos mais altos padrões de segurança funcional para carros de passeio e veículos comerciais. Assim, oferecemos aos nossos clientes uma alternativa ao Autosar Adaptive”.

A inteligência dos veículos da próxima geração está migrando cada vez mais para alguns computadores centrais de alto desempenho. O software executado nesses computadores deve ser fácil de atualizar e de expandir com novas funções, como um smartphone. Tudo isso com os mais altos padrões de segurança funcional para sistemas de mobilidade.

“Estamos orgulhosos de que a ZF, como um dos maiores fornecedores automotivos do mundo, também oferecerá soluções de software baseadas no Apex.OS”, disse Jan Becker, CEO e cofundador da Apex.AI. “Esperamos que este software central, que não é um software diferenciador para usuários de veículos, se torne um padrão na indústria automotiva”.

Soluções de Middleware da ZF

Entre as soluções ZF para o veículo definido por software, os computadores e software de alto desempenho desempenham um papel central. Nas arquiteturas elétrica e eletrônica dos veículos da próxima geração, eles controlarão todas as funções importantes e as conectarão com os sistemas do veículo e com o mundo exterior.

ZF Middleware é uma plataforma de software aberta que atua como um ‘mediador’ entre o sistema operacional de um computador veicular e seus aplicativos de software. As principais funções do middleware são a absorção do hardware dos aplicativos de software e a comunicação entre eles. As funções reais do software, como funções de direção autônomas, podem, por sua vez, ser construídas sobre esse middleware.

Mais alto padrão de segurança funcional

Apex.OS é um sistema meta-operacional derivado do Robot Operation System (ROS), originalmente desenvolvido para aplicações de robótica. Apex.AI desenvolveu este sistema operacional para o setor automotivo e obteve a certificação ASIL D, de acordo com o padrão de segurança funcional ISO 26262 para veículos. Como resultado, este software central para computadores automotivos de alto desempenho, incluindo os kits de desenvolvimento de software associados, está prontamente disponível, oferecendo às montadoras a opção de direcionar seus recursos humanos para outras áreas em que sua presença oferece diferenciação significativa para o cliente final. O Apex.OS pode ser utilizado em todos os tipos de veículos, como automóveis de passageiros, robô-táxis, shuttles e veículos comerciais, independente do seu nível de automação.

Estrutura de comunicação alternativa para Autosar Adaptive

Apex.OS é escrito em novos padrões da linguagem de programação C ++, o que permite uma alta reutilização de blocos de construção individuais. Esta abordagem é uma estrutura de comunicação alternativa aos padrões Adaptive Autosar, amplamente utilizados na indústria automotiva. A ZF pode fornecer a seus clientes as duas abordagens, dependendo de qual variante o respectivo fabricante de veículos preferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana