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domingo, 23 de janeiro de 2022

Coluna "Mecânica Online": Sistema de carregamento indutivo pode ser alternativa para os veículos elétricos




Tarcisio Dias*

O carregamento por indução é um recurso relativamente popular no segmento de celulares Premium. O método, normalmente chamado de “carregamento sem fios”, permite recarregar a bateria por aproximação, sem utilizar cabos para conectar o aparelho ao carregador.

Fisicamente falando, temos que a indução eletromagnética é o fenômeno que produz uma corrente elétrica induzida em um corpo ou meio imerso em um campo magnético variável.

Quando ligamos o carregador sem fio na tomada, uma corrente elétrica passa pela bobina em seu interior, gerando um campo eletromagnético oscilante.

Quando as partes se conectam, isto é, a base carregadora e o celular são aproximados, o campo eletromagnético movimenta os elétrons da bobina do carregador para o circuito interno do smartphone, gerando uma corrente elétrica que é transformada em contínua para alimentar a bateria.

Agora que você entendeu como funciona a tecnologia de carregamento por indução em um celular, vamos ampliar o tamanho para um veículo elétrico.

Com 50% da frota de carros do Reino Unido prevista para ser movido a bateria elétrica até 2030, mais de 70% dos veículos habitarão áreas residenciais urbanas, como Londres.

A char.gy, empresa pioneira no carregamento residencial 'na rua' por meio de sua adaptação de postes de luz da calçada em pontos de carga de VE realizou testes de uma nova rota de tecnologia automatizada e sem cabos para simplificar a experiência de carregamento.

O primeiro teste do mundo de carregamento indutivo de um veículo elétrico aconteceu na Inglaterra. A tecnologia sem contato permite que os veículos elétricos sejam carregados automaticamente sem a necessidade de cabos ou qualquer interação do motorista com um ponto de carregamento.

Essa inovação indutiva automatiza e agiliza ainda mais o processo de carregamento, organiza o meio-fio residencial em áreas urbanas e fornece uma solução acessível a todos os motoristas.

Ao integrar a infraestrutura de carregamento na superfície da estrada e um painel de carregamento por indução instalado no veículo elétrico (como equipamento original ou retrofit), a experiência do motorista torna-se totalmente simplificada e automatizada.

Ele simplesmente exige que o motorista estacione o veículo sobre a placa de carga. A ausência de cabeamento elimina um dos problemas inerentes ao carregamento na rua, eliminando os riscos de viagem para os pedestres e permite que motoristas com menos mobilidade, idosos ou deficientes evitem passar entre a estrada e o pavimento para conectar cabos de carregamento incômodos.

Este primeiro teste público foi lançado usando uma instalação de carregamento indutivo de baixa potência fornecida pelo parceiro de tecnologia IPT Technology e veículos adaptados que estão disponíveis para aluguel público através do aplicativo.

Os membros do público foram convidados a contratar o VE – Veículo Elétrico, adaptado por períodos de até três dias e fornecer feedback sobre sua experiência aprimorada de carregamento simplificado de VE.

“O teste de carregamento indutivo em Marlow realmente deu uma ideia de como será o futuro próximo. Como uma autoridade local típica que procura incentivar a adoção de VEs, gerenciar a cena da rua e acomodar uma ampla variedade de necessidades e preferências em nossas estradas e pavimentos residenciais provou – até agora – ser muito desafiador. O carregamento indutivo resolve muitos dos problemas e parece um candidato claro para a forma como organizamos nossa infraestrutura de energia limpa no melhor interesse de todos os nossos moradores”, disse o conselheiro Peter Strachan, membro do gabinete de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente do Conselho de Buckinghamshire.

Myles Roberts, gerente de projeto de carregamento indutivo da char.gy, disse: “Nosso negócio realmente se concentrou em casos de uso em que as soluções de carregamento são complicadas. O carregamento indutivo dá mais um passo para tornar o carregamento na rua em contextos urbanos a solução de fato para pessoas sem estacionamento na rua que desejam um EV; por isso estamos muito satisfeitos por ter concluído com sucesso o primeiro teste da tecnologia 'na natureza'. A partir de agora, estamos ampliando os contextos de teste com vários novos locais e também estamos levando a tecnologia mais um passo para a comercialização com nossos parceiros.”

*Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.

Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.

Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

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