Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

quinta-feira, 31 de março de 2022

Alpha Pesados: New Holland Agriculture revela primeiro trator movido a gás metano




Novidade global, o T6 Methane Power é produzido na Inglaterra

A New Holland Agriculture apresenta o primeiro trator do mundo movido a gás metano: o modelo T6 Methane Power, produzido em Basildon, na Inglaterra.

“É com muito orgulho que apresentamos essa nova tecnologia, que reforça a nossa liderança no desenvolvimento de combustíveis alternativos, mais amigáveis ao meio ambiente e que entregam a mesma eficiência energética e operacional de um trator convencional, além de possuir uma melhor relação de custo-benefício para o produtor rural”, ressalta Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

O trator biometano inaugura um novo segmento de máquinas agrícolas, por sua inovação no uso de combustíveis alternativos e mais amigáveis ao meio ambiente. O setor sucroalcooleiro será um dos mais beneficiados com a solução da New Holland. O T6 Methane Power pode utilizar o gás proveniente das operações de cana-de-açúcar como combustível, aproveitando o passivo ambiental e transformando-o em ativo ao gerarem o seu próprio combustível e deixando de utilizar o óleo diesel.

O volume das operações que envolvem a cana-de-açúcar hoje no Brasil faz com que o setor seja naturalmente um dos que mais demande novas tecnologias para atender às necessidades do segmento. Uma delas é a busca pela redução de custos nas operações. Por ser um dos que mais gera matéria orgânica como subproduto o setor tem muito potencial para a geração de biometano, tornando-se um dos principais consumidores para este tipo de trator.

Para as usinas, com o gás gerado a partir da decomposição dos resíduos da cana, a vantagem é que terão uma sensível diminuição dos custos com diesel, por exemplo. Outro benefício com a utilização do T6 Methane Power é sua versatilidade, já que pode ser empregado em diversas operações, tais como: pulverização, roçagem, corte de soqueira e nivelamento de solo, entre outras, reduzindo os valores despendidos com combustível. Lembrando que as usinas de cana demandam muitas horas operacionais das máquinas, fazendo com que o trator se pague mais rápido.

A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais.

Equipado com motor eletrônico FPT 100% a gás natural, o T6 Methane Power possui transmissão Semi Powershift 16 x 16 da alemã ZF, o que garante um excelente escalonamento de marchas e maior agilidade durante o trabalho. Além disso, o trator tem eixo dianteiro em peça única e suspensão de cabine, fornecendo maior conforto interno. A cabine oferece visão 360º e em conjunto com as luzes de LED garante a qualidade das operações, mesmo à noite.

O trator vem equipado, ainda, com a mais moderna tecnologia de telemetria e agricultura digital da New Holland. Ele vem de fábrica com o sistema de orientação integrada IntelliSteer, que oferece controle completo de direção da máquina com o toque de um botão. Também possui o sistema ISOBUS class 2, que traz informações diretamente para o monitor do trator e o Intelliturn, que garante de forma automática as manobras de cabeceira. Além disso, o T6 Methane Power está conectado ao MYPLMCONNECT, o portal oficial de telemetria da New Holland para Gestão da Fazenda, que possibilita ao agricultor monitorar sua frota e fazer a análise dos dados agronômicos independentemente do tamanho e do tipo de propriedade. Também oferece o suporte da Central de Inteligência de Serviços, que otimiza o tempo de máquina parada.

De acordo com Bruno Belorini, gerente de Marketing de Produto da New Holland Agriculture, o trator movido a biometano surpreenderá os clientes pela sua potência e torque semelhantes a um trator a diesel. O reabastecimento também é simples e muito parecido com o de um carro ou caminhão movido a GNV.

“A vantagem do gás metano como combustível é que ele pode criar um sistema de energia circular. Quando queimado em circunstâncias controladas em um motor como o do T6.180 Methane Power, os subprodutos são dióxido de carbono e água. Quando você considera o CO2 liberado na criação do combustível, não apenas nosso cliente se beneficia da redução de 11% de CO2 no tubo de escapamento, mas também pode se beneficiar da fonte do combustível”, afirma Belorini.

Segundo ele, ao usar o metano produzido a partir de uma usina de biogás com uma mistura de resíduos, os clientes podem obter carbono neutro, mas quando o metano é coletado diretamente de uma lagoa de dejetos, não apenas as emissões de metano são impedidas de escapar para a atmosfera quando está sendo usado em vez de um combustível fóssil, trazendo um benefício duplo na economia de CO2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana