Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

domingo, 3 de abril de 2022

Alpha Notícias: Soluções de mecatrônica equipam o veículo do futuro




Tecnologias atendem desde veículos de passeio à veículos de grande porte

A Schaeffler vem desenvolvendo soluções de mecatrônica e destaca quatro novos produtos com potencial de revolucionar esse mercado. Um deles é o E-Corner, que tem como grande novidade os componentes da propulsão e do chassi agrupados em um módulo composto pelo motor elétrico montado no cubo da roda, pela suspensão, incluindo as molas, e pelo atuador para a direção eletromecânica. Ou seja, todo sistema de direção, responsável por fazer o veículo manobrar, fica numa única torre e, assim, ocupa um espaço mínimo.


Para o usuário do veículo, o E-Corner representa muito mais conforto porque permite que todas as rodas do veículo girem até 90 graus. Isso significa que é possível estacionar lateralmente entre dois veículos ou obstáculos, sem precisar fazer manobras. Também facilita a circulação em ruas estreitas e trânsito congestionado. Igualmente tem benefícios para as montadoras. Como todos os componentes da propulsão e do chassi ficam numa única torre, o restante do veículo é plataforma livre. Assim, o fabricante pode configurar a plataforma plana da forma que preferir com bancos ou espaço para carga.

Outra inovação da Schaefller é o Steer-by-wire, que muda o conceito de como dirigimos. O produto, que está no mercado internacional há dois anos com o nome Space Drive, dispensa o volante circular, tradicional. Como não há conexão mecânica do volante, acelerador, freio e embreagem, o veículo pode ser controlado por um joystick ou direção em outro formato. O coração do sistema é uma CPU com um pacote de software perfeitamente coordenado e um conceito de segurança inovador.

A vantagem do Space Drive é ser ergonomicamente adaptado ao ser humano, podendo ser ajustado de pessoa para pessoa. Isso significa dirigir sem nenhum esforço, se assim o motorista quiser, já que o volante é como um simulador. Para a montadora, a inovação significa liberdade para configurar a direção onde quiser dentro do habitáculo. Representa, inclusive, economia em veículos que vão rodar tanto em países que adotam volante do lado direito, como a Inglaterra, quanto volante do lado esquerdo, como o Brasil, porque não é necessário fazer adaptações. Também dispensa alterações para portadores de deficiência já que o volante pode ser configurado da forma mais adequada de pessoa para pessoa.

A Schaefller também apresenta uma inovação para “Sistemas de direção para rodas traseiras”. Já funcionando no Exterior e com possibilidade de logo estar nos veículos brasileiros, a tecnologia implanta direção elétrica nas rodas traseiras. Isso possibilita ao motorista fazer curvas em um raio menor e com mais estabilidade, o que economiza combustível. Outra vantagem é mais segurança nas ultrapassagens porque permite retorno para a faixa inicial de forma mais controlada. Principalmente para veículos grandes, é um ganho significativo em dirigibilidade.

Outra novidade é a barra estabilizadora eletrônica. É uma tecnologia que dá mais segurança quando o veículo cai em um buraco na rua e ao trafegar por uma via de piso irregular. Trata-se de uma barra metálica que conecta a suspensão direita à suspensão esquerda do veículo com sistema elétrico ativo. O sistema consegue, de forma inteligente, amortecer a irregularidade e, como consequência, aumenta a estabilidade, a segurança e o conforto dos ocupantes do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana