Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

sábado, 16 de abril de 2022

Alpha Serviços: Manutenção do veículo é essencial para a segurança de motoristas e passageiros




É recomendável seguir os prazos estabelecidos no manual do fabricante

Para que o uso do veículo aconteça de forma tranquila, é preciso ficar atento a alguns detalhes, como a vida útil dos pneus e dos itens de segurança que estão diretamente ligados à manutenção preventiva.

Por isso, é essencial que o motorista fique atento ao período de revisões e aos sinais de possíveis problemas, priorizando um check-up antes de rodar. Dessa forma, preparamos com a Bridgestone cinco principais pontos de atenção para uma revisão preventiva.

Pneus

Como único ponto de contato entre o veículo e o solo, os pneus influenciam diretamente na performance do veículo e devem receber uma atenção especial na manutenção. É importante verificar o TWI (Tread Wear Indicators), indicador que mostra a vida útil do pneu, e a hora correta de trocá-lo – o Conselho Nacional do Trânsito define o limite mínimo de 1,6mm.

Além disso, realizar o alinhamento e balanceamento, rodízio de pneus e manter a calibragem em dia, preserva a performance, aumenta a segurança do carro e prolonga seu período de uso.

Freios

Item fundamental para a segurança do veículo, a verificação do freio é indispensável. Durante a revisão, o fluido de freio, pastilhas, discos e lonas de freios devem ser verificados, realizando manutenção preventiva de acordo com o manual do proprietário e tipo de freio, já que ambos exiges períodos de revisões diferentes.

Iluminação e faróis

As luzes externas e internas do veículo aumentam e melhoram a dirigibilidade em diversas condições de direção, além de preservar a segurança de motoristas e passageiros, e evitar infrações às leis de trânsito. Por isso, verificar todas as lâmpadas e realizar sua troca quando necessário deve fazer parte da rotina de manutenção do veículo, evitando transtornos e acidentes.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e balanceamento estão conectados com a performance do veículo. Sua realização pode evitar desgastes prematuros dos pneus e ajuda a evitar que o automóvel fique instável ou inseguro.

Troca de óleo

O óleo é responsável por evitar o atrito entre peças e também pela saúde do motor, já que sua ausência pode levar ao superaquecimento. Dessa forma, o motorista deve verificar o nível de óleo e realizar sua troca, de acordo com as especificações fornecidas pelo fabricante do veículo, que pode ser indicada conforme a distância percorrida ou utilização em um certo período. Realizar a manutenção preventiva, seja para viajar ou circular no meio urbano, é essencial para a segurança e conservação do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana