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terça-feira, 10 de maio de 2022

Coluna "Mecânica Online": Entenda a nomenclatura dos motores turbo atuais




Tarcisio Dias

Qual é o motor do seu carro? 1.0, 1,4, 1.6, 2.0? Era dessa forma que normalmente respondíamos essa pergunta e facilmente saberíamos identificar qual o motor mais forte, mas nos últimos anos isso tem mudado principalmente o conceito em diferenciar cilindrada e força.


Vamos primeiro entender o que significa um motor 1.0. Esse valor faz referência à medição de cilindradas. A cilindrada de um motor é normalmente designada em centímetros cúbicos (cm³ ou cc) e mede a capacidade do motor.

Litros ou centímetros cúbicos podem servir da mesma forma para aferir o volume de mistura de ar e combustível que um propulsor é capaz de queimar a cada movimento de pistões, e vai relacionar o desempenho e o nível de eficiência da unidade propulsora. Quanto maior o motor, maior o desempenho esperado e o consumo de combustível.

Depois de um período esquecidos, os motores turbo voltaram a figurar nos principais automóveis vendidos no mundo. Hoje, aliás, eles são encontrados não apenas em carros de luxo, mas também populares.

Uma nova onda surgiu e ganha força na indústria automotiva nos últimos anos, o downsizing, quando motores menores entregam desempenho superior a motores maiores, que é mais eficiente por desperdiçar menos energia em atrito; também é mais leve, o que colabora para a redução de peso total do carro. De que forma explicar isso ao consumidor?

Como que um motor 1.0 pode ser melhor que um motor 2.0, por exemplo? O desafio inicial foi enfrentado pela engenharia da Volkswagen, que resolveu criar uma nova designação para seus motores, deixando de lado a cilindrada e passando a considerar o torque máximo produzido em seus motores na unidade de Nm (Newton-metro).

Então, vamos conhecer na prática essa mudança. No motor 1.0 TSI tínhamos opções com 105 cv de potência e 17,7 kgfm de torque; outra versão, também 1.0, entregava 128 cv e 20 kgfm. Com isso, a Volks adotou a nomenclatura 180 TSI e 200 TSI respectivamente. Entendeu? Ainda não né.

Embora seja bastante usada no dia a dia, o kgf não é a unidade de força no Sistema Internacional de Unidades. A unidade de força no SI é denominada 1 Newton = 1 N, em homenagem a Isaac Newton. A relação entre essas duas unidades é:

1kgf = 9,8 N

Ou, como pode ser encontrado em alguns livros didáticos, aproximadamente:

1kgf = 10 N

Então, vou reescrever o parágrafo anterior. No motor 1.0 TSI tínhamos opções com 105 cv de potência e 177 Nm de torque; outra versão, também 1.0, entregava 128 cv e 200 Nm. Com isso, a Volks adotou a nomenclatura 180 TSI e 200 TSI respectivamente. Entendeu? O 180 foi um arredondamento dos 177, enquanto os 200 relaciona diretamente o valor do torque na unidade do Sistema Internacional.

A sigla TSI significa “turbo com injeção direta” na linha VW e está baseada na injeção direta de combustível. Por meio desse sistema, o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão.

A injeção por alta pressão permite maior pulverização do combustível, o que melhora a combustão e colabora para menor consumo – também permite que motores flexíveis em combustível (que podem ser abastecidos com etanol, gasolina ou qualquer combinação dos dois) dispensem sistema auxiliar para partida a frio.

Também chamado de “turbo”, o turbo compressor aumenta a massa de ar admitida pelo motor para seu funcionamento ao comprimir esse ar. Ao se utilizar turbo compressor, parâmetros como potência, torque e eficiência são aumentados significativamente em comparação a um motor de mesma cilindrada com aspiração natural.

Além de aumentar a potência, o turbo compressor tem a função de poupar energia e gerar mais força – ele aproveita gases de escapamento que seriam descartados, colaborando para reduzir emissões.

A válvula wastegate (ou válvula de passagem) é o “acelerador” do turbo, controlando a passagem dos gases de escape pela turbina. Controlada eletronicamente pela unidade eletrônica de controle do motor (ECU), a válvula wastegate deve ser fechada em baixos regimes de rotação de modo a permitir ao turbo compressor receber toda a corrente de gases de escapamento (que atingem altas temperaturas), o que assegura formação de torque consistente.

Depois dessa explicação, espero que fique mais fácil para você entender os motores flex no mercado e suas denominações. Na Volkswagen temos 200 TSI, 250 TSI, 350 TSI. Na Fiat/Jeep são oferecidas as motorizações turbo T200, T270.

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