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sábado, 9 de julho de 2022

Alpha Notícias: Tecnologias proporcionam mais segurança e conforto ao realizar manobras




Câmeras e sensores de ré são importantes itens de segurança e assistência ao condutor

Além de serem itens importantes para a segurança no trânsito, câmeras e sensores de ré auxiliam e proporcionam conforto ao motorista em situações que podem ser desafiadoras, como manobras em marcha à ré e baliza.

“Enquanto as pessoas entendem que as câmeras e sensores são itens que ajudam no momento da manobra, é importante destacar que estas tecnologias também contribuem com a segurança, podendo prevenir acidentes e salvar vidas”, afirma Bruno Mori, gerente de produto para sistemas de assistência ao condutor da Bosch.

Capazes de impedir até mesmo acidentes mais sérios, como atropelamentos de crianças e ciclistas, estas tecnologias complementam o campo de visão ou emitem um alerta, permitindo visualizar espaços que passam despercebidos devido ao ponto cego dos veículos.

De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA), aproximadamente 200 acidentes com vítimas por ano são evitados graças à câmera de ré. Já os sensores, obrigatórios em veículos norte-americanos desde 2018, vêm se popularizando no país e, atualmente, cerca de 54% dos carros 0km no Brasil já saem de fábrica com eles instalados. Mas, além do conforto proporcionado aos motoristas, estas tecnologias são equipamentos de segurança.

“Boa parte dos atropelamentos acontecem em residências, por exemplo, com crianças e idosos que se encontram nos pontos cegos. Como os motoristas ainda não estão no trânsito, eles geralmente estão menos atentos aos arredores”, complementa Bruno.

Estes sistemas de visualização e alerta, mais comuns na parte traseira, também possuem variações dependendo do modelo do automóvel. Para veículos que já realizam manobras semiautomáticas de estacionamento, por exemplo, sensores e câmeras instaladas na dianteira e lateral conseguem direcionar o esterçamento do volante, feito de forma automática, cabendo ao motorista controlar apenas o acelerador e pedal de freio.

Em 2018, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 759, que contempla a obrigatoriedade de sistema de alerta traseiro para novos projetos de automóveis a partir de 2025.

Já os modelos produzidos atualmente terão até 2027 para se adequar à obrigatoriedade. Esta legislação irá exigir a instalação de sistemas se assistência ao condutor para ré, seja por meio de um alerta visual -- câmera conectada ao painel multimídia do carro -- ou sonoro -- som emitido quando a traseira do veículo se aproxima de um objeto ou pessoa.

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