Doe Teleton

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Alpha Serviços: Pequenos cuidados podem gerar economia de combustível




Diante dos aumentos de preços, alguns pequenos cuidados evitam desperdícios

Esse ano os preços dos combustíveis subiram muito acima da inflação. Mesmo com a baixa recente, em razão da diminuição da alíquota do ICMS, é preciso tomar alguns cuidados para economizar ainda mais.

Com o apoio do SENAI-SP, preparamos algumas dicas para reduzir os gastos. A partir de atitudes simples do dia a dia, é possível evitar desperdícios e conseguir economizar no final do mês.

Essas ações são possíveis de serem colocadas em prática durante todo o ano, contribuem para a economia no bolso do consumidor e com a sustentabilidade ambiental. Confira:

* O carro precisa estar “em dia”, pois um veículo com a manutenção feita evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do componente. Vale checar regularmente e, se necessário, trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas, conforme indica o manual do fabricante.

* Verifique a pressão dos pneus, já que circular eles em boas condições, é essencial para economizar combustível. Quando os pneus estão murchos, há influência direta no rendimento do veículo, pois geram mais atrito com a via de rodagem. É muito importante sempre seguir as orientações de calibração do manual do fabricante.

* Busque trocar de marchas na hora certa: alguns modelos de veículos possuem indicadores que sinalizam ao motorista qual o melhor momento para a troca de marcha. Para os modelos que não dispõem desse recurso, geralmente o manual do proprietário contém a indicação da faixa de velocidade recomendada para cada marcha. Não é indicado "esticar" as marchas ou fazer a troca antes da condição ideal. Os veículos mais novos com transmissão automática, geralmente, possuem a opção de condução em "Modo Econômico" e vale ser usada.

* Para o uso do ar condicionado, vale verificar a necessidade durante o tempo que estiver dirigindo. O uso constante pode aumentar o consumo de combustível em até 10%. Ao usar o ar condicionado, certifique-se de que as janelas estejam fechadas. Isso garante a melhor eficiência do sistema, diminui a resistência aerodinâmica e, com isso, não há desperdício de combustível.

* Jamais conduza o veículo em ponto morto, ou seja, evite a famosa "banguela" em descidas, pois além de aumentar o gasto de combustível, você pode sobrecarregar o sistema de freios comprometendo também a segurança. O sistema de gerenciamento eletrônico é configurado para "cortar" a injeção de combustível quando a marcha estiver engrenada e o acelerador não estiver acionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana