Doe Teleton

sábado, 1 de outubro de 2022

Alpha Pesados: Volvo Trucks vai testar caminhões com células de combustível em 2025




Modelos emitem apenas vapor de água e têm uma autonomia de até 1.000 quilômetros

A Volvo Trucks anunciou a programação da segunda fase do piloto com caminhões elétricos a hidrogênio, em operações reais de transporte em estradas públicas na Europa, a partir de 2025. Os veículos emitem apenas vapor de água e têm uma autonomia de até 1.000 quilômetros.


“Acredito que os testes-piloto mostrarão o potencial para caminhões elétricos em rotas longas. Serão realizados em clima severo e nos darão uma grande oportunidade de dirigir com cargas pesadas, de até 65 toneladas”, diz Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gestão de produto da Volvo Trucks.

Os caminhões elétricos movidos a células de combustível por hidrogênio serão especialmente adequados para transportes pesados de longa distância. Eles também serão uma opção em regiões onde as possibilidades de recarga de baterias são limitadas.

O objetivo dos testes-piloto será analisar todas as diferentes características da operação do caminhão, incluindo, além dos componentes, aspectos como dirigibilidade e experiência para o motorista.

Células de combustível geram sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo, ao invés de serem carregadas de fontes externas. O único sub-produto emitido é o vapor de água. Os caminhões elétricos da Volvo usarão duas células de combustível, com capacidade para gerar 300 kW de potência, e terão um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos.

Hidrogênio verde

A tecnologia de células de combustível está em fase inicial de desenvolvimento. Embora existam muitos benefícios, ainda há alguns desafios, especialmente o fornecimento em larga escala de hidrogênio verde, produzido de fontes de energia renováveis, como eólica, hídrica e solar. Outro ponto a ser superado é a necessidade de uma infraestrutura de abastecimento. Durante os testes-piloto, o abastecimento dos veículos com hidrogênio verde será feito nas garagens das empresas selecionadas.

“Nossa expectativa é de que o fornecimento de hidrogênio verde aumente significativamente nos próximos dois anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. Os caminhões de células de combustível serão importantes para transportes pesados de longa distância dentro de alguns anos”, afirma Jessica. As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, desenvolvidas especialmente para veículos pesados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana