Doe Teleton

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Alpha Pesados: Scania apresenta caminhões da linha 2023 mais eficientes e seguros




Modelos foram desenvolvidos baseados na tecnologia para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões

A Scania apresentou os lançamentos que farão parte de sua linha 2023 de caminhões, que para atender aos requisitos da nova lei de controle de emissões do Proconve P8, terá duas novas famílias de motores.


“Vamos oferecer as melhores plataformas de motores do mercado. Serão caminhões capazes de revolucionar a eficácia da operação baseados em três pilares. A gestão inteligente e rentável, com eficiência energética e redução das emissões de CO2, a disponibilidade máxima do produto rodando o maior tempo possível e a confiança e qualidade dos nossos serviços”, afirma Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

Uma das famílias é chamada de otimizada de propulsores P8, a outra é a gama Super, com novo e exclusivo trem de força. Ambas vão substituir os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração de caminhões, que foi lançada no Brasil em 2018.


Os lançamentos foram desenvolvidos baseados na tecnologia para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6, definidos na resolução 490, de novembro de 2018, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), integrante do Ministério do Meio Ambiente. Norma que entrará em vigor em 1.º de janeiro de 2023.

“As tecnologias da nova linha P8/Euro 6 e da gama Super vão, sem dúvida, surpreender os clientes positivamente. Vamos avançar em fronteiras mais profundas para melhorar a gestão da operação com produtos, soluções e especificações técnicas ainda mais personalizadas para atender o máximo possível de aplicações de transporte de cargas”, explica Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.

A linha 2023 de caminhões da Scania do ponto de vista da eficiência energética vai proporcionar por meio dos motores Euro 6 (até 2% de economia de diesel) e da gama Super (até 8% de redução de consumo e novo trem de força), estreia de potências, duas novas gerações de caixas de câmbio (G25 e G33) e redução de emissões de material particulado, óxidos de nitrogênio (NOx) e CO2.


Já na garantia da disponibilidade estão as melhorias nos produtos com o aumento dos intervalos de troca e de manutenção, os Serviços Conectados Scania, o Scania FIT, o treinamento de motoristas e o apoio total da rede de concessionárias Scania, cada vez mais digitalizada e qualificada.

Além disso, para fechar este ciclo virtuoso, ingredientes essenciais de sustentabilidade e segurança no reforço da economia de combustível, do novo sistema ADAS 2.0, com o novo sistema de freio de cabeçote CRB de maior potência de frenagem (+ Scania Retarder) e estreando o eixo traseiro RB885 6x4 agora tendo o cardan no formato reto, ainda mais robusto e confiável.

A nova linha de caminhões Proconve P8/Euro 6 foi desenvolvida a partir da otimização dos motores de 7, 9, 13 e 16 litros, que passam a contar com bomba hidráulica de refrigeração variável, menor perda por fricção, coletores do turbo e de escape aperfeiçoados e maiores taxas de compressão. Os motores estarão disponíveis na combustão a diesel e a gás (natural, liquefeito e/ou biometano).

“Estamos trazendo ao Brasil as recentes gerações de motores da Europa. A gama Super, a exemplo, foi lançada globalmente em novembro de 2021. Portanto, chegará aqui pouco mais de um ano depois, a partir de fevereiro de 2023. Queremos colocar o quanto antes nas mãos do cliente as melhores tecnologias, desde que viáveis para o nosso mercado, adaptadas às necessidades de cada segmento”, diz Gallao.


Mais eficiência energética

Os motores Scania Proconve P8/Euro 6 propiciam o aumento da eficiência energética em relação à geração atual, P7/Euro 5, o que na prática traz melhores resultados aos negócios dos clientes. “Chegamos a um desempenho superior com a implementação do sistema XPI, que nos permite ter melhor eficiência da combustão com pontos múltiplos de injeção, independentemente da rotação do motor. Dessa forma, garantimos menor emissão de poluentes e de ruídos”, reforça Gallao.

O sistema de tratamento de gases permanece o SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), com o uso do reagente ARLA 32, que passa a ter um filtro de particulado DPF para atender a lei Proconve P8. Esse filtro, por sua vez, quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6 aumenta os intervalos de troca para operações de longa distância.

Mantendo a posição de líder de mercado quando o assunto é torque e potência da categoria, as plataformas otimizadas apresentam opções entre 250 e 770 cavalos, sendo que os modelos de 450 e 500cv passam a ficar disponíveis apenas para o segmento da mineração. Os motores V8 foram atualizados para as mesmas potências usadas na Europa. Dessa forma, ganham as duas novas opções de 660 e 770 cavalos - as maiores do mercado. Já em relação ao torque, os motores desenvolvem 3.300Nm (660) e o inigualável 3.700 Nm (770cv). Os modelos serão vocacionados para o transporte de cana-de-açúcar (91 toneladas), rodoviário (74 toneladas), mineração (versão 10x4 no 660cv) e no segmento de cargas indivisíveis. Os propulsores também estão 2% mais econômicos do que a geração Euro 5. “No ‘cartão de visitas’ do R 770 V8 está escrito “eu sou o caminhão mais potente do mundo no segmento rodoviário” e agora estará disponível no Brasil fazendo história”, comenta Marcelo Gallao.

Troca de marchas mais rápidas e freios potentes

A nova linha de caminhões Scania P8/Euro 6 é ofertada com as caixas de câmbio nos modelos G25CM e G33CM, que garantem trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, melhor lubrificação e menores atritos internos. O modelo G25CM é 75kg mais leve do que a atual GRS905 e será indicada para veículos de torque de entrada de 2.500Nm e potência de até 460cv. Do outro lado, a G33CM foi desenvolvida para veículos com torque de entrada de 3.300Nm e potência a partir de 500cv. Ela pesa 60kg a menos do que a atual GRS905. A redução dos pesos das duas caixas vai permitir um ganho em carga transportada.

As novas transmissões também ganham maior disponibilidade com os novos sensores de nível e temperatura do óleo, proporcionando ao cliente maior controle da operação e previsibilidade em relação aos componentes. Já o filtro de óleo por sua vez passa a ter maior vida útil e mais desempenho a partir do novo lubrificante Scania-MTF.


Para a linha de caminhões Euro 6, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Dessa maneira, passarão a utilizar lubrificantes de última geração de tecnologia de redução de atrito, que, aliados a tecnologia exclusiva dos planos flexíveis, irão reduzir significativamente a necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual.

Além disso, o Scania Opticruise, a primeira caixa automatizada lançada no Brasil (2001), foi totalmente redesenhada e ganhou uma atualização do software. A consequência: elevou em 1% sua economia de combustível, num benefício imediato na operação. A nova inteligência artificial do câmbio promove uma experiência ainda mais prazerosa numa direção fácil, confortável e segura, independentemente do peso, rota e topografia. “Essa nova geração espaça os intervalos de manutenção, teve a capacidade de arranque melhorada e garante superior rapidez na troca. Tudo para que os motoristas desfrutem dos melhores recursos na viagem”, diz Gallao.

Outro ponto de destaque das novas caixas é o freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. Será oferecido de série para todas as versões da linha P8. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.

Por falar no Scania Retarder, ele ganha uma nova versão para atender as plataformas P8/Euro 6. O sistema de freio integrado estará disponível tanto para a caixa G25CM quanto para a G33CM, agora num toque máximo de frenagem de 4.700Nm e potência máxima de 500kW. O Retarder mantém sua característica de desengate do trem de força, ou seja, não consome combustível enquanto o veículo roda sem acionamento. Sua utilização deverá levar em consideração a aplicação, com base nos fatores operacionais de peso bruto, topografia e velocidade de cruzeiro.

Também entre as novidades estão também o eixo traseiro RB885+R885, que estará disponível nos modelos 6x4 para transferir cargas de até 90 toneladas, oferecendo maior disponibilidade e capacidade de tração.

Mais conforto na cabine

O conforto das cabines da Nova Geração de caminhões Scania, rodando pelas estradas brasileiras desde 2019, é reconhecido como superior entre os concorrentes. Os caminhões da nova linha P8/Euro 6 estreará as novidades do interior da boleia. A nova cor da parte interna passa a ser preta e em um tom mais suave.

Além disso, as cabines Scania passam a ter mais um recurso nos itens opcionais com foco em conforto e segurança na direção: quebra-sol interno elétrico. Caso opte pelo equipamento, o cliente poderá acionar o ajuste por um botão estrategicamente posicionado atrás do volante para facilitar o acesso, algo mais prático e ergonômico. Dessa forma, o motorista não vai precisar esticar o braço ou se levantar para dobrar o quebra-sol, igual faria no modo manual. Foi diminuído o espaço entre a viseira e as colunas laterais. Assim sendo, a incidência dos raios solares nos olhos do motorista para atrapalhar a visão na condução será muito menor.

Sistema de segurança aprimorado

Avançando na segurança ativa dos motoristas, a Scania introduz na linha Euro 6, da mesma forma que fez para os ônibus, a evolução do sistema de segurança ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao motorista), que foi lançado de forma pioneira pela Scania, em 2016, como parte do pacote de segurança opcional da fabricante. O objetivo é oferecer assistência ao motorista, melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

Ofertado em sua segunda geração, o novo ADAS ganhou dois sistemas. São sensores laterais e ambos provocam alertas de ponto cego e de pedestres, com o objetivo de diminuir a falta de visibilidade nas laterais dos caminhões. A forma de chamar a atenção é feita por três ações. A primeira é uma indicação de luz âmbar fixa (quando há uma pessoa vulnerável na estrada na lateral do veículo). A segunda é um aviso por indicação de luz âmbar piscando e vibração do assento do motorista (quando ele ativa o indicador na direção do usuário vulnerável da estrada). Por último, um alerta por meio de indicação de luz vermelha constante e aumento da vibração do assento (quando o condutor dirige o veículo em direção à pessoa vulnerável da estrada).

Além disso, equipados de ADAS 2.0 os caminhões contarão ainda com direção elétrica ativa, que permite a correção automática da direção pelo veículo, e controle de velocidade cruzeiro com predição ativa, ativado caso o veículo não fique parado a 0km/h por mais de três segundos, voltando a acompanhar o veículo da frente em um sistema “stop and go”. “O sistema ADAS representa o que temos de melhor no quesito de segurança ao motorista, além de exigir menos reparos e ofertar mais disponibilidade”, pontua Marcelo Gallao.

Exemplos de soluções Scania Euro 6 para alguns segmentos

A nova linha de motores P8 da Scania permite inúmeras combinações pelo sistema TMA (Tailor Made for Aplication). Dentre as opções de configurações de rodas 6x2 e 6x4 vão se destacar os seguintes modelos para atender às utilizações no transporte de grãos, combustíveis e cargas frigorificadas.

R 460 com transmissão G25CM e eixo R885, 13 litros

No caso das cargas gerais e frigorificadas, a caixa G25 é a mais recomendada para uma operação em que há maior dirigibilidade e eficiência com menor peso. Combinada ao novo eixo R885, permite mais velocidade em baixa rotação. Dessa forma, é possível ter uma operação altamente eficiente e economizando diesel.

R 500 com transmissão G33CM e eixo R885, 13 litros

São indicados para o transporte de grãos e combustíveis. Os modelos possibilitam aos clientes excelentes resultados operacionais pela robustez do conjunto e baixo consumo de diesel. A caixa G33 permite um ganho de dirigibilidade e eficiência em menor peso, já o novo eixo garante velocidade em baixa rotação. Para o transporte de grãos é recomendado também o sistema de frenagem CRB de 300KW.

R 560 com transmissão G33CM e eixo R885, 13 litros

Quando usados para o transporte de grãos e combustíveis, a caixa G33 oferece maior dirigibilidade e eficiência com menor peso. Já o eixo RB885 é recomendado na relação 3,07, garantindo velocidade em baixa rotação. Em relação ao sistema de frenagem, pode-se optar pelo freio de cabeçote CRB com Scania Retarder opcional.

Scania Super – o trem de força mais eficiente da história da marca

A gama Super chega ao mercado alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros. Os torques variam entre 2.300 e 2.800Nm. Já as potências serão quatro (420, 460, 500 e 560cv).

O propulsor Super traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.

Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do diesel.

Ainda falando na configuração do veículo, os modelos rígidos (ou chassi plataforma) ganham também várias novas posições de montagem dos tanques, de combustível e de Arla 32, permitindo melhor distribuição do peso no chassi (mais próximo do eixo traseiro) e proporcionando maior carga útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana