Doe Teleton

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Alpha Testes: Toyota SW4 encara com conforto as belezas do Pantanal




Versão SRX leva até sete pessoas e tem motor diesel com 204 cavalos de potência

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias e Divulgação

O Jornal Alpha Autos repetiu uma ação que vem fazendo nos últimos anos: uma viagem até o Pantanal com um carro. E o modelo que decidimos conhecer e avaliar nessa aventura foi o Toyota SW4, escolha que se mostrou bastante acertada.


O Pantanal está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, distribuído por 22 cidades dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nosso destino foi a cidade de Aquidauana, considerada a porta de entrada para o Pantanal e distante 136 da capital sul-mato-grossense Campo Grande.

O SUV SW4 é oferecido no mercado brasileiro nas versões SRX 5 e 7 lugares, Diamond e GR-Sport, com preço a partir de R$ 378 mil. “O Toyota SW4 oferece um bom espaço interno, condição necessária para uma viagem longa como essa até o Pantanal, quando levamos muitas bagagens para ficar alguns dias longe de casa”, diz o coordenador administrativo Júlio César Romero, um dos ocupantes do SUV gentilmente cedido pela Toyota.



O SW4 7 lugares usado na aventura, assim como as demais versões, é equipado com motor 2.8L 16V Turbo, movido a diesel com potência de 204 cavalos e torque de 50,9 kgf.m. “Em algumas ocasiões, parece faltar um pouco de potência”, pondera Romero. “Mas, responde bem na maioria das vezes, além de superar com facilidade terrenos disformes, subidas e descidas na terra”, concluiu o coordenador administrativo.

Sua transmissão automática de seis velocidades são sequenciais e a tração 4x4 reduzida tem acionamento eletrônico com bloqueio do diferencial traseiro.

Embora boa parte do trajeto com o Toyota SW4 SRX 7 lugares tenha sido realizado por vias pavimentadas, quando houve a necessidade de uso por estradas de terra o conjunto mecânico se mostrou eficiente e deu conta do recado.




Com um bioma extremamente rico quando o assunto é fauna brasileira, pois abriga grande parte dos animais existentes no Brasil, conhecemos nessa viagem para o Pantanal o Morro do Paxixi.

Localizado no distrito de Camisão, que foi a nossa base em Aquidauana, é envolvido pela Serra de Maracaju e para chegar até o topo é preciso encarar uma subida que tem muito verde e diversos paredões rochosos, que o Toyota SW4 7 lugares fez com facilidade levando quatro adultos.

O design da SW4 que fomos até o Pantanal contempla as mudanças que chegaram com a linha em 2021, com melhorias em sua conectividade, conforto, desempenho e segurança.

No design exterior, as novidades ficam por conta dos faróis e lanternas de LED, grade, para-choques, roda de liga leve 18", aerofólio traseiro, maçanetas internas e externas cromadas e barras longitudinais.






No design interior, o Toyota SW4 possui uma nova combinação de cores no estofamento e nas portas, juntamente com os mostradores do velocímetro e taquímetro. O revestimento dos bancos em couro perfurado e material sintético na cor preta.

O acesso ao equipamento de áudio se dá pela tela de touchscreen de 8” com oito alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, que a marca chama de “kit JBL” e conta com sistema de navegação integrado, TV digital e conexão aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, além do já tradicional Bluetooth.

Se para rodar no dia a dia das grandes cidades, quando andamos em baixa velocidade na maioria do tempo, a segurança já é primordial, imagine numa numa viagem longa como essa até o Pantanal, quando se percorre mais de mil quilômetros por estradas nem sempre bem conservadas.

Para o comerciante Elder Portero Peres, outro ocupante do SUV, “o SW4 é perfeito para uma viagem até o Pantanal, pois entrega todo o conforto e segurança que são característicos dos carros da Toyota.”

Peres não está errado, pois o Toyota SW4 SRX 7 lugares é muito seguro: conta com sete airbags, sistema de alerta de mudança de faixa, assistente de descida e subida, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro e assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática.

No Pantanal, durante a primavera a temperatura média durante o dia fica na casa dos 27°C. “Para amenizar a sensação de calor, além do eficiente ar-condicionado o SW4 conta com sistema de ventilação nos bancos dianteiros, um conforto que você só sabe que é útil quando o calor está acima dos 30°C”, conclui o comerciante.


E para quem está chegando ou saindo do Pantanal pela cidade de Aquidauana, uma pedida é conhecer o La Garcia Restaurante, que foi inaugurado em 2019 e conta com ambiente confortável e aconchegante.

Seus pratos têm como base peixes da bacia do Pantanal sul-mato-grossense com um tempero todo especial, que encantou boa parte do elenco da novela global Pantanal e o aposentado Edson Davila, outro ocupante do SUV: “eu acreditava que o melhor da viagem até o Pantanal seria vir no espaçoso e seguro Toyota SW4 até conhecer o La Garcia Restaurante, que com um atendimento único me fez sentir como integrante da família, uma família linda.”

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana